Liturgia de Um Culto Jovem Luterano


CULTO JOVEM “É tempo de abraçar” Ec 3. 5

Nós, da Juventude Evangélica de Tenente Portela, estamos compartilhando esta Celebração Litúrgica que elaboramos em conjunto. Através das reflexões feitas nos nossos encontros, decidimos elaborar um culto para celebrar com a nossa comunidade.

Esta celebração foi moldada utilizando vários subsídios já existentes. No entanto, buscamos adaptar, moldar e criar de acordo com o nosso contexto. Estamos disponibilizando nossa celebração na intenção de motivar mais grupos de jovens a celebrar com suas comunidades as suas propostas e ideias de cultos jovens.

Que este material sirva de motivação para vocês montarem e moldarem celebrações contextuais e edificantes em seus grupos e comunidades.

Louvado Seja Deus!

LITURGIA DE ENTRADA

(.) HINO: ( O Povo Canta N° 66 – UTOPIA)

Invocação Trinitária

: Estamos reunidos em nome do Deus Pai, que nos abraça com seu amor infinito; em nome do Deus Filho que com seu abraço nos resgata do pecado; e do Espírito Santo que com seu abraço nos renova e guia para que abracemos o reino de Deus e ao nosso irmão na fé. Amém!

()

Confissão de Pecados

Nós somos pessoas que sempre precisamos reavaliar a nossa vida, por isso confessamos nossos pecados a Deus. Deste

modo, convido para que cada um pegue e segure com as duas mãos o balão que ROXO que recebeu. A cor roxa quer simboliza que estamos em meditação e avaliação das nossas atitudes. Durante a oração de Confissão de Pecados, segure o balão roxo e pense em tudo o que você deseja que Deus elimine da tua vida, através do seu abraço carinhoso. Oremos…

: Deus do abraço, do carinho e do afeto, nós, como comunidade cristã, queremos te pedir perdão por sermos

insensíveis, sem amor, sem afeto, sem carinho. Estamos agora segurando esses balões para simbolizar o nosso desejo de eliminar de nossa vida tudo aquilo que nos machuca e não nos deixa viver felizes a nossa vida. Pedimos perdão, por não abraçar a tua palavra e por não nos deixar envolver por ela. Deus amoroso, não queremos viver afastados dos teus abraços de amor e cuidado. Queremos ser abraçados por Ti, por isso te pedimos perdão em nome de Teu Jesus Cristo. Amém!

Antes de terminar o hino, se dirigem à estante de Leitura.

JOVEM 2

durante o prelúdio, a equipe litúrgica entra, se dirige à mesa do altar e de mãos dadas faz

uma oração silenciosa, pedindo a benção de Deus para celebrarem o culto juntamente com a

comunidade

) (Hinos do Povo de Deus N° 337 – REUNIDOS AQUI)

()

Acolhida

: Muitos pedidos de perdão foram traduzidos em

abraços; Muitas palavras foram caladas por abraços; Muitos sentimentos de saudade foram terminados por abraços; Muitas despedidas emocionadas terminaram num grande, aconchegante e demorado abraço. O ódio, a solidão, a crueldade, a dor… tudo isso pode terminar com um simples abraço. É preciso abraçar mais! É necessário abraçar sempre! “É Tempo de Abraçar” Através dessas frases, nós da Juventude Evangélica de Tenente Portela, desejamos a vocês um “BOM DIA”. Sejam bem-vindos a este culto, celebrado pelo nosso grupo de jovens. Nos nossos encontros da Juventude, depois de refletir e meditar sobre a importância do “abraço”, decidimos ser importante compartilhar essa reflexão com toda a comunidade. Por isso, o culto de hoje tem por tema: “É Tempo de Abraçar”. Iniciando nossa celebração, cantemos o hino “Utopia”, conforme as folhinhas que vocês receberam.

Prelúdio:

Enquanto é feita a introdução, se dirigem à frente da mesa do Altar.

Após a oração silenciosa, já se dirige à estante

JOVEM 3:

JOVEM 1

JOVEM 4Absolvição

: Querida comunidade, vamos estourar os nossos balões!!! ( )

Deus é fiel e justo. Através de um abraço sincero e demorado ele

vem e perdoa todos os nossos pecados. Ao estourar esses balões,

estamos simbolicamente reconhecendo que Deus elimina o pecado

de nossa vida e nos dá um grande abraço, para que vivamos felizes

e realizados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. ()

()

Kyrie Eleison

: No encontro com o Deus da vida nos sentimos reconfortados em seus abraços. Diante dos sofrimentos do mundo, da desigualdade, nas situações de extrema pobreza, que gera desconforto entre nós, sentimos o abraço de Deus. Por isso, clamemos a Deus pedindo pelas dores do mundo, cantando!

HINO: (Em Tua Casa N° 2 – PELAS DORES DESTE MUNDO)

()

Glória in Excelsis

: Deus nos ama infinitamente e sempre que precisamos dele encontramos seus braços estendidos para nos abraçar e nos acolher. Seu amor é infinito. Seus abraços de paz, vida e justiça nunca tem fim. Assim, cantemos louvando e agradecendo a Deus!

HINO: (Hinos do Povo de Deus N° 372 – Hosana Hey)

()

Oração do Dia

: Estimada comunidade, convido para quem puder que se coloque de pé:

Oremos…”Senhor Deus, Tu que criaste o Universo e abraçaste toda a sua criação. Nós te pedimos, olha também para nós e guia-nos com tua bondosa mão, para que saibamos abraçar nosso próximo com atitudes de hospitalidade e paz. Isto te pedimos por Jesus Cristo, teu Filho, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

* a comunidade pode se sentar e cantemos o hino: “Senhor, se tu me chamas.”

HINO: (O Povo Canta N° 262 – Senhor, se Tu me chamas)

LITURGIA DA PALAVRA

leitura bíblica

: Eclesiastes 3. 1-8

Aclamação do Evangelho

: Estimada comunidade, nós queremos agora ser abraçados pelas palavras do Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículos 11 até 20. E, para ouvir as palavras de Jesus Cristo, cantemos de pé: “ALELUIA”!!! CÂNTICO: Aleluia (O povo Canta N° 173a)

/:Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!:/

Leitura do Evangelho – : Lucas 15. 11-20

: As palavras do Evangelho de Lucas relatam que Deus quer abraçar a nossa vida. Por isso, vamos abrir os nossos braços

para o grande abraço de Deus. É tempo de abraçar!!! Cantemos “ALELUIA”!!! CÂNTICO: Aleluia (O povo Canta N° 173a)

/:Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!:/

JOVEM 5

esperar estourar todos

Sinal da cruz

Durante a confissão de Pecados, se dirige à estante de Leitura.

JOVEM 6

JOVEM 9

JOVEM 10

Antes de terminar o hino posiciona-se frente à mesa do altar.

JOVEM 7

JOVEM 11

JOVEM 12

Antes de terminar o hino, posiciona-se frente à mesa do altar.

JOVEM 8

PRÉDICA:

Pastor e Juventude Evangélica

ao longo da prédica, será feita uma dinâmica, convidando a todas as pessoas a se levantarem

dos bancos, irem ao centro da igreja, olhar o coração que está grudado nas roupas das pessoas

e ler as frases. A comunidade será motivada a partir de um gesto de afeto: o abraço! Durante a

dinâmica, o grupo de canto motiva a comunidade cantando “UM ABRAÇO DADO DE BOM

CORAÇÃO”

PRÉDICA: Estimada comunidade de irmãos e irmãs em Cristo Jesus, os textos bíblicos que ouvimos querem nos ajudar a meditar sobre o valor e o significado do abraço em nossa vida.

O grupo de jovens da nossa comunidade, através deste culto, quer convidar a cada um e cada uma vocês para refletir de todo o coração sobre a importância de sermos afetivos, carinhosos, amorosos, cheios de sentimentos bons e de braços abertos para o abraço sincero e transformador.

Por isso, nas reuniões do nosso grupo, nas sextas-feiras, escolhemos como tema deste Culto (como vocês podem ver nas paredes da nossa Igreja…) “É tempo de abraçar”. Também por isso, hoje, os bancos estão dispostos de forma diferente. Nessa arrumação queremos simbolicamente mostrar o grande abraço que deve existir na nossa comunidade. Nos olhando de frente, sentamos de frente uns para os outros, estamos nos abraçando como comunidade…

Estimada comunidade, o texto bíblico que acabei de ler, do livro de Eclesiastes, nos diz que há tempo para tudo neste mundo. E, por isso mesmo, há tempo para abraçar, para

demonstrar afeto, carinho e respeito. Há tempo para abraçar e ser abraço. Há tempo para deixar o mundo com mais sentimentos bons e transformadores da realidade.

A princípio, falar sobre o abraço parece meio vazio. Falar sobre o abraço parece sentimentalismo barato, conversa fiada. A princípio, falar sobre o abraço parece falta de conteúdo real.

No entanto, ao meditar biblicamente, percebemos que não!! O texto do Evangelho de Lucas, que a Raquel leu para nós, conta uma história muito conhecida. A história do “Filho Pródigo”. Aquele filho egoísta e mesquinho que quis fazer de tudo na vida, sem se preocupar com o futuro, com as responsabilidades da vida. Até que as dificuldades bateram na sua cara e ele sentiu que estava sozinho no mundo. Até que ele sentiu que precisava amar e ser amado. Abraçar e ser abraçado!!!

Esse filho, do texto bíblico que ouvimos, ele chega na casa de seu pai com tristeza, envergonhado e sem honra. Nenhuma palavra, nenhum discurso poderia aliviar a sua dor e devolver dignidade para a sua vida. O pai sabia disso, por isso não falou muito. O pai simplesmente correu ao encontro do filho, o abraçou e o beijou. Esse abraço deu nova vida, deu novas esperanças para este filho perdido e sem honra.

Nessa parábola, o filho que precisa ser abraçado somos todos e todas nós. O Pai que corre e abraça carinhosamente o seu filho querido e amado é o próprio Deus.

De tal maneira, falar da importância do abraço na nossa vida não é um sentimentalismo barato. Não é falta do que falar. É, na verdade, um assunto extremamente importante e fundamental.

Estimados irmãos, se pararmos para observar, o abraço é extremamente importante. O abraço prolonga nosso bom humor, nos protege contra doenças, cura a depressão e alivia o estresse. O abraço fortalece nossos laços afetivos e, “ainda me lembro da minha infância”, o abraço nos ajuda a dormir tranqüilos.

Abraçar não custa nada. Aliás, custa sim, custa abrir mão de um pouco de orgulho, um pouco de pretensão de ser auto-suficiente, um pouco de vontade de viver do jeito que queremos, sem depender dos outros.

O abraço é milagroso. O abraço é um sinal de afetividade e de carinho que nos ajuda a viver felizes por mais tempo.

O abraço injeta nova vida nos corpos cansados e fatigados, e a pessoa abraçada sente-se mais jovem e vibrante. O uso regular do abraço prolonga a vida e estimula a vontade de viver.

O amor de Deus, de Jesus Cristo, é como um abraço amigo e forte, fraterno e intenso. O abraço de Deus significa

perdão e vida nova. O abraço de Deus retira de nós os pesos e as cargas, devolve o fôlego e dá liberdade.

Não sei se algum dia vocês já repararam no símbolo cristão mais conhecido no mundo inteiro?!?! A cruz!!! Já perceberam o que cruz pode significar??? Olhem para a cruz ( !)…

Na cruz, Jesus Cristo morreu doando a sua vida em favor da vida de cada um de nós. Na cruz, Jesus se doa por nós de braços abertos. Através do sacrifício de Cristo Jesus, Deus abraçou o mundo inteiro com perdão, vida nova e transformação da realidade.

Jesus morreu de braços abertos, simbolizando assim que a sua vida foi um grande gesto de abraço, nos convidando a abraçar a sua causa. E a causa de Cristo é: ter um mundo mais justo, fraterno, afetivo, carinhoso, onde todas as pessoas são amadas e respeitadas. Onde todas as pessoas podem abraçar e ser abraçadas.

Jesus Cristo, na cruz, com seu abraço gigante, trouxe, da parte de Deus, VIDA para um mundo aflito e cansado. Deus, através de Jesus Cristo, interferiu na história com o amor e doação. Jesus nos ensinou, através do seu grande abraço, que abraçar é um remédio que alivia a dor, afugenta o ódio, gera carinho e cria sorrisos nos nossos rostos sofridos e cansados.

apontar

Na semana passada, eu fiz um sepultamento. Durante toda a celebração, busquei ser o mais sincero possível na meditação bíblica e na encomendação do corpo. No entanto, percebi que o que fez a diferença no sepultamento, não foram somente as palavras que falei ou os hinos que cantamos. Tudo isso só teve sentido para a família enlutada, quando no final, abracei um por um, uma por uma, daquela família. Alguns desses abraços tiveram que ser mais demorados, pois o choro se tornou mais forte e o consolo mais necessário.

Só quem já precisou de um abraço sincero, só quem já sofreu uma grande dor pode perceber profundamente a importância de não sermos fechados em nós mesmos, mas sim abertos ao afeto, ao carinho, à doação, ao abraço.

Abraçar significa muito mais do que simplesmente abrir os braços e encostar o nosso corpo em outra pessoa.

Abraçar é envolver-se em uma causa; abraçar é se apaixonar por algo na vida e lutar com unhas e dentes por esse objetivo.

Nas grandes empresas se diz assim: “vamos abraçar essa luta”… mas, nas grandes empresas as pessoas estão esquecidas, os rostos estão abandonados, os abraços ficam pra depois.

Abraçar é perceber que na vida o amor, o sentimento, o afeto, o carinho é algo fundamental. Por isso, esse grupo de

jovens que aqui está celebrando com vocês nesta manhã, este grupo, quer convidar vocês a abraçar mais, porque “É TEMPO DE ABRAÇAR”.

* *: Nesse sentido, queremos convidar vocês para se levantarem, saírem dos seus lugares e vir ao centro da comunidade…. Olhem os corações que estão colados nas nossas roupas… vejam o que está escrito… o que essas frases e esses corações nos convidam a fazer??? [começar o „cântico‟ e os abraços…]

D Bm Em A7

Um abraço dado de bom coração

Em A A7 D

É como uma benção dada pelo irmão

D Bm Em A7

Um abraço dado de bom coração

Em A A7 D

É como uma benção dada pela irmã

: não sei o que vocês sentiram ao se abraçar, mas com este gesto queremos convidar vocês a ter

uma vida mais alegre, mas afetiva, mais carinhosa e mais amorosa. É preciso abraçar. É Tempo de Abraçar! Deus, em Jesus cristo, abraçou o mundo inteiro com vida nova e santificada. Por isso, a JUVENTUDE EVANGÉLICA de

DINÂMICA

CÂNTICO: “Um abraço dado de bom coração”

CONCLUSÃO

Tenente Portela diz assim pra nós hoje: “É Tempo de Abraçar!” Amém.

HINO: (Cancioneiro “Louvai ao Senhor” N° 60 – Estou Alegre Cancioneiro da Paróquia de Tenente Portela)

()

CONFISSÃO DE FÉ

: Após falarmos com Deus, queremos confessar a nossa fé nesse Deus que olha por nós e nos deixa confiantes na ressurreição. Confessemos juntos, nossa fé de acordo com as palavras do .

Creio em Deus, Pai, Todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus cristo, Seu filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita da Deus, Pai, Todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

HINO: (Cancioneiro “Louvai ao Senhor” N° 93 – Meu coração é

Oração Final + Pai-Nosso

: Nós preparando para voltar aos nossos lares, através do abraço que Deus nos dá por meio de sua palavra e do seu amor,

queremos nos colocar em oração diante dele. Portanto, nos coloquemos em pé e oremos:

: Deus da vida e do abraço, te agradecemos, porque nos deste a oportunidade de reconhecer a dádiva que é demonstrar

nossos sentimentos e ir ao encontro das outras pessoas através de um abraço sincero e fraterno.

: intercedemos e pedimos que o teu abraço possa estar presente em todos os lares desta comunidade. Te pedimos que teu

abraço amoroso possa amparar as pessoas doentes, acamadas e também as famílias enlutadas.

: Deus que abraça, estenda teus braços sobre todos e

todas nós quando juntos oramos: “Pai –nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois, Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.”

Benção Final + Envio

: Assim, queremos voltar para os nossos lares sob a benção e o abraço de Deus. Para tanto, convido que nos coloquemos em pé e venhamos ao centro da igreja, nos abraçando e cantando:

JOVEM 15

Terminada a dinâmica, conclui-se a reflexão bíblica, tendo a comunidade já se assentado,

convida-se para o hino pós- prédica. Durante este hino, dois jovens do grupo recolhem as

ofertas em dinheiro para os trabalhos da Igreja.)

JOVEM 16

Dirige-se ao centro da comunidade…

JOVEM 15

JOVEM 13

Credo Apostólico

JOVEM 16

Pastor

para Ti

Cancioneiro da Paróquia de Tenente Portela)

LITURGIA FINAL

Avisos ( ) : (avisos no caderno)

CÂNTICO: “Benção do Abraço”

Ao fim da dinâmica, todos os celebrantes do grupo se posicionam ao redor da mesa, em

forma circular, virados para a comunidade, estendem os braços em sinal de benção, enquanto

as palavras são ditas…. Após a benção, se voltam para a mesa, dão-se as mãos, reclinam a

cabeça e então se dirigem à porta para despedir a comunidade.

Antes de terminar o hino, dirige-se ao centro da comunidade…

JOVEM 14

Durante os avisos, se posicionam em frente à mesa do altar……

()

JOVEM 16

“Benção do Abraço”

D Bm A7

O meu abraço está cheio, das tuas bênçãos…

Em A7 D D7

O meu abraço está cheio, das tuas bênçãos…

G Gm

Todo aquele que abraçar abençoado será,

D Bm

Todo aquele que abraçar abençoado será.

A A7 D

O meu abraço está cheio, das tuas bênçãos…

: Após esses abraços de bênçãos divinas, recebamos a benção de Deus.

: “É tempo de abraçar, portanto que o Senhor te abrace e te abençoe e te guarde…”

: “É tempo de abraçar, portanto que o Senhor te abrace e faça resplandecer o seu rosto sobre ti…”

: “É tempo de abraçar, portanto que o Senhor te abrace e tenha misericórdia de ti…”

: “É tempo de abraçar, portanto que o Senhor te abrace e levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz….”

: Assim, te abençoe o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

: Todos e todas vocês um bom Domingo e que o abraço de Deus esteja sempre com vocês.

Pósludio: (O Povo Canta N° 44 – Momento Novo)

2 thoughts on “Liturgia de Um Culto Jovem Luterano

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.