Forum Social Mundial – Um Novo Mundo é Possível – A Contribuição da Teologia

A contribuição da teologia para o debate das grandes questões

Em meio à diversidade característica de todas as edições do Fórum Social Mundial (FSM), a teologia e as religiões também ganharam voz. Na terceira edição do evento, realizada na cidade de Porto Alegre em 2005, junto de várias outras atividades paralelas nasceu o Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL). Em 2011, o evento está acontecendo emDacar, Senegal, desde o último sábado, e se estende até o próximo dia 11, reunindo teólogos do mundo inteiro, junto ao 10º Fórum Social Mundial.

O FMTL vem agregando institutos e associações teológicas de todos os continentes. Atualmente, ele forma uma ampla rede de profissionais acadêmicos, lideranças comunitárias e ativistas interessados nas questões suscitadas. OInstituto Humanitas Unisinos – IHU integra a comissão organizadora do evento desde a primeira edição. Quem está representando o Instituto este ano em Dacar é a professora Cleusa Maria Andreatta, coordenadora do Programa Teologia Pública do IHU.

Reconhecer pontos de convergências em meio à pluralidade cultural e religiosa, atendendo a uma consciência planetária e, ao mesmo tempo, uma sensibilidade as particularidades de cada contexto e seus sujeitos. Essa é a ideia central do  Fórum Mundial de Teologia e Libertação, que começou no sábado. De acordo com Cleusa, a vida espiritual está encarnada em contextos sociais, culturais, econômicos e políticos bem concretos, nos quais a teologia tem palavra própria e uma contribuição importante para dar. “O objetivo é discutir o papel da espiritualidade, religiões e crenças no debate das grandes questões que estão em pauta no mundo contemporâneo”, afirmou em entrevista à IHU On-Line. “Queremos assumir discussões que estão emergindo para o campo teológico em conjunto com outras áreas da sociedade, a partir de desafios contextuais de todos os continentes”, completou.

A cada ano o FSM discute um cenário sócio-político e econômico favorável para pensar alternativas sociais. Nesse momento, segundo Cleusa, Dacar se configurou como uma opção interessante dentro dessa perspectiva plural do Fórum Social Mundial. Religiões e paz, Religiões, migração e libertação, Crise civilizatória e experiência religiosa e Teologia e ecologia estão entre os temas que serão tratados até o dia 11.

Assim como o Fórum Social Mundial reúne participantes de todo o mundo, o evento voltado à teologia também oportuniza o conhecimento de diferentes cenários estabelecidos por todo o globo. “Dentro de uma visão mais espiritual, a ideia é pensar o planeta de acordo com os sonhos de Deus, um novo mundo possível”, explica Cleusa.

Em meio à crise civilizacional enfrentada, Cleusa salienta que o evento é importante para “rediscutir o papel da teologia e das religiões na contribuição de uma realidade condizente com a dignidade dos povos e com mais responsabilidade para com toda a criação”.
Mais informações sobre o Fórum Mundial de Teologia e Libertação podem ser encontradas no site do evento, que conta com página também em português.

http://www.wftl.org/default.php?lang=pt-br&t=padrao&p=capa&m=padrao

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=40313

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.