Pensando no Tema do Ano da IECLB para 2011 (Paz na criação de Deus – Esperança e Compromisso), elaboramos em conjunto duas cartilhas para serem utilizadas no tempo da quaresma:
ü A primeira cartilha contém 5 (cinco) propostas de Estudos Bíblicos, sendo uma para cada semana na quaresma.
ü A segunda cartilha traz subsídios para o trabalho com o Culto Infantil, a Juventude Evangélica, a OASE e uma liturgia para o tempo quaresmal.
Elaboramos todas essas propostas por meio de um grupo de amigos. Participaram ativamente no processo de elaboração das propostas o Diácono Dério Milke, os Bacharéis em Teologia Luiz T. Schwanz e Ettiene C. Mittanck e os Estudantes de Teologia Érica M. Mendes e Marcelo Peter.
Esta segunda cartilha contém os 4 (quatro) subsídios específicos. Há um encontro com crianças (Culto Infantil), uma atividade com jovens (Juventude Evangélica), uma proposta de trabalho com mulheres (OASE) e uma liturgia geral para uso no tempo da quaresma.
Amigos e amigas da IECLB, na esperança de contribuir com as atividades de nossas comunidades façam bom uso desse aporte. Adaptem para seus contextos!
Marcelo Peter
ÍNDICE
Culto infantil – (EttieneC.Mittanck)………..…………………………………………………….4
Juventude Evangélica – (Érica M. Mendes)……………………………………………….7
OASE – (Marcelo Peter)…………………………………………….………………………………….11
Liturgia para o tempo da Quaresma – (Dério Milke)……………………………………13
3
Culto Infantil
Ettiene C. Mittanck1
Material necessário: Bíblia, cruz, flores, vela e fósforo; animalzinho de brinquedo (pode ser cavalinho de plástico – representando os animais), boneca (representando o ser humano), pedra, pote com terra, pote com água e um pequeno galho de uma árvore ou folhas verdes (4 itens representando a natureza); papel, lápis de cor, chocolate (bis), e copinhos (café) para cada criança com suco de limão sem açúcar. Organizar um altar com Bíblia, cruz, flores e vela.
Acolhida
Coordenador: Bom dia/ boa tarde/ boa noite! Como é bom podermos nos encontrar enquanto amiguinhos e amiguinhas. Que Deus abençoe este nosso encontro e que possamos brincar, conversar, cantar e ouvir a mensagem que Jesus quer nos trazer especialmente neste período da Quaresma. Aqui (no altar) temos uma Bíblia, que é símbolo da Palavra de Deus, e que logo mais, vamos ler um texto bíblico; temos uma cruz, que significa o amor de Jesus por nós, que por cada um de nós Ele morreu e ressuscitou para nos dar uma vida mais feliz e boa de verdade; temos flores que simbolizam vida, toda vida que é criação de Deus. Acendemos uma vela (acender a vela) como símbolo de que Deus é a nossa luz, que Ele se faça presente em nosso meio neste momento. Por isso celebramos este encontro em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Canto
Coordenador: É bom ter Jesus no coração, p. 124 (Cante com a gente)2.
oração
Coordenador: Querido Jesus obrigado por este dia, pelo sol que ilumina, pela chuva que rega as plantinhas e refresca. Obrigado por toda a natureza, por cada planta e animalzinho. Obrigado pela minha vida e pela vida do meu papai, da minha mamãe, irmão e irmã, pela vida de cada amiguinho, assim como a vida de cada criança aqui presente. Abençoa-nos para que o nosso encontro seja bem agradável e que possamos viver como irmãos e irmãs, amando e respeitando a todos. Guia-nos neste momento de estudo e reflexão da tua Palavra. Em nome de Jesus, nosso verdadeiro amigo. Amém.
Introdução à mensagem
Coordenador: Crianças, no início do nosso encontro eu disse uma palavra diferente. Vocês se lembram qual é essa palavra? Nós estamos vivendo um tempo chamado de? Quaresma! Todos já ouviram esta palavra? Sabe o que ela significa? Quaresma são os 40 dias antes da Páscoa. Nossa! A Páscoa já está chegando! Que legal. Páscoa é uma data muito legal, não é? O que é a Páscoa? Geralmente recheada de doces não é mesmo crianças? Vocês lembram-se da última Páscoa? O que vocês fizeram? O que comeram? O que ganharam?
Vamos relembrar? Mas primeiramente tomem este suco (oferecer para cada criança o suco de limão sem açúcar – dizer apenas que é suco). O que vocês acharam? Azedo não é? Pois é assim é a nossa vida sem Jesus: AZEDA! AMARGA E RUIM! Mas quando aceitamos Jesus nossa vida pode ficar bem diferente, bem mais doce. Experimentem isso agora (oferecer um chocolate). Isso lembra a Páscoa não é mesmo crianças?
A Páscoa foi um momento muito amargo na vida de muitas pessoas, especialmente na vida de Jesus. Mas a ressurreição de Jesus pode ser como o chocolate. Algo muito bom! Agradável.
canto
Coordenador: Vamos agora cantar e depois ouvir um texto bíblico. Deus fez os peixinhos, p. 117.
Leitura bíblica
Coordenador: Gn 2.1-9; 15.
reflexão
Coordenador: Que lindo este texto. Imagino que alguém aqui já ouviu uma vez esse texto, certo? É assim que Deus criou o mundo. E vocês sabem em quantos dias Deus criou o mundo? E como foi? No início era tudo água e uma escuridão total. Aí Deus disse: “Haja luz” (apontar para a 5 vela) assim, houveram dia e noite, esse foi o primeiro dia. Então, no segundo dia Deus separou as águas colocando em baixo, a parte de cima chamou de céu (mostrar o pote com água e colocar no altar, da forma mais visível possível.).
Aí essa água Deus disse que se ajuntasse em um lugar, para aparecer terra seca (mostrar a terra – fazer o mesmo procedimento que a água, bem como com os outros itens) e mandou que a terra produzisse todo tipo de árvores, flores e frutas (mostrar o galho ou folhas verdes). esse foi o terceiro dia. No quarto dia Deus criou lua, sol e estrelas para marcar os dias e estações do ano. No quinto dia Deus fez todos os animais que vivem nas águas e aqueles que voam (mostrar o animalzinho de brinquedo). Crianças, como é que chamamos os animais que vivem nas águas e os que voam? (incentivar elas a responderem, para retomar sempre a atenção).
E aí no sexto dia, o último dia da criação do mundo, Deus criou todos os tipos de animais, inclusive os animais de estimação. Quem aqui tem um animal de estimação (cachorro, gato, peixe, pássaro, tartaruga…)? Então esses animais foram criados no sexto dia. Nesse dia também Deus criou o ser humano, as pessoas (mostrar a boneca). E os seres humanos (nós) somos parecidos com Deus. No dia seguinte Deus descansou, este era o sétimo dia, abençoando esse com dia sagrado, um dia para pensarmos em nossa vida, louvar, orar e ouvir a Palavra de Deus. Deus criou um mundo lindo e perfeito, e colocou o ser humano, as pessoas, para cuidar desta bela natureza: árvores, flores, folhagens, animais pequenos, grandes, insetos, pedra, terra e água; tudo é muito lindo! Porém o ser humano com o passar dos anos esqueceu-se de cuidar bem da natureza, e assim começou a poluir os rios, o ar, as ruas.
Só que Deus não quer que apenas fiquemos reclamando das coisas que acontecem, Ele quer que nós façamos algo. É preciso cuidar da natureza. A Quaresma é um período para pensarmos, refletir sobre nossa vida, comportamento e atitudes. Crianças, o que é Quaresma? Vocês lembram? Quaresma são os 40 dias antes da Páscoa. Estes dias são uma oportunidade para refletir, por isso podemos pensar o que nós crianças, podemos fazer pela criação de Deus. O que nós podemos nos fazer para cuidar melhor do mundo (incentivar, mas deixar as crianças falarem)?
canto
Coordenador: Toda natureza, p. 105 ou Criou o mundo, p. 115.
Atividade
Coordenador: Vamos agora reproduzir no papel (desenho) aquilo que mais representa a Páscoa (pode ser ovo, coelho, cruz, etc., independente do que seja que saiba relacionar exatamente com o real significado da Páscoa), e qual é o nosso compromisso com a criação de Deus (conversar com as crianças sobre o que elas enquanto crianças podem assumir de compromisso com a criação de Deus, ajudá-las na reflexão e incentivá-las ao cuidado com o mundo. Por exemplo, não jogar lixo no chão, reciclagem, cuidar de um jardim, de uma planta, respeitar os animais, etc.).
canto
Coordenador: Deus é bom pra mim, p. 115.
Oração
Coordenador: Querido Jesus nos ajude a sermos responsáveis e bons com a tua criação. A não jogar lixo na natureza, nem na escola, nem na praça, que sejamos educados com a natureza e com as pessoas. Ajuda-nos a sermos mais educados e amáveis com os nossos pais, irmãos e colegas, mas não somente com esses, e sim com todas as pessoas, pois assim como eu, tu amas todas as pessoas. Abençoa-nos para que sempre nos lembremos do real sentido da Páscoa e que nesta Quaresma consigamos refletir as nossas atitudes e, colocar em prática os teus ensinamentos, assim como as nossas propostas para um mundo melhor. Que Jesus que nos ama tanto, nos ajude nesta tarefa. Amém.
Benção e envio
Coordenador: (dar as mãos, pois todos nós – filhos e filhas de Deus – somos instrumentos de bênção) Que Deus de amor, ternura e amizade abençoe a todos nós para que possamos ser pacientes e educados com outras pessoas, que sejamos responsáveis e carinhosos com a natureza, tanto em casa, como na escola ou no parque com os amigos e família. Que este período de Quaresma nos ensine o real sentido da Páscoa e que Jesus seja sempre nosso melhor amigo! Amém. Vão na paz de Deus crianças, abençoado dia (abençoada noite, semana ou final de semana).
6
Ettiene C. Mitanck é Bacharel em Teologia, com ênfase em pastorado. Graduou-se pela Faculdades EST da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). 2 PONICK, Edson (Org.). Cante com a gente – canções para crianças. Blumenau: Otto Kuhr, 2010.
Juventude Evangélica
“Quaresma, tempo de quê? Para quê?”
Objetivos: Proporcionar um momento de refletir sobre o que é e como viver a Quaresma nos dias de hoje partindo do tema do ano de 2011 da IECLB: Paz na criação de Deus- Esperança e compromisso- Glória a Deus e paz na terra (Lc 2.14); Jovens: Esperança e compromisso com o quê? O que é a Relação Criador-Criação-Criatura.
Material necessário: Cartaz com o Tema do ano disponível para visualização; Folhas de papel sulfite cortadas em forma de folhas de árvore (reutilizar folhas velhas) página de jornal; Ter página de jornal separada para dinâmica final; Galho de árvore seco (preferencialmente grande).
Acolhida
Coordenador: Sejam todos bem vindos a este encontro. Que Deus esteja possibilitando para que nossos olhos e ouvidos se abram para ver e escutar a Sua palavra neste momento, assim como diz em Mateus 13:16-17: “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.
cantos
Coordenador: (escolha fica a critério de cada grupo)
Reflexão4
Coordenador: Todos os anos nossa igreja escolhe um tema base que possibilita a reflexão conjunta de paróquias e comunidades. No ano de 2011 o tema escolhido é: “Paz na criação de Deus- esperança e compromisso”, e o lema bíblico se encontra em Lucas 2.14 “Glória a deus e paz na terra”. O cartaz nos mostra um símbolo de vida muito comum, entre cidade e o meio rural: a árvore que representa a vida, a terra e tudo que nela existe. 5Analisamos um pouco esta imagem: O que vocês pensam sobre ela, o que mais chamou a atenção e se pudessem, o que vocês mudariam nesta figura?6 Nos dias de hoje, ouvimos falar muitas coisas sobre ecologia, meio ambiente, preservação e catástrofes sociais, mas o que nós fizemos para mudar a realidade assombrosa de tantos desastres que estão tão presentes hoje em dia? Geralmente a primeira coisa que fizemos quando alguém fala sobre isso, é simplesmente não se interessar. Parece que nos é anunciado sempre uma catástrofe, quando ela já está acontecendo. O pensamento de que o mundo, o planeta Terra e toda a existência de vida que nele existe tenha que se adaptar ao modelo de vida humano, já não “cola” mais. O grande erro é saber que estamos em uma crise mundial ambiental e social, mas nada fizemos para modificar esta realidade. Defender a natureza e cuidar da criação já não é uma atitude espontânea que devemos ter. É ação do agora, do tempo presente. Quando falamos em criação de Deus, interagimos com um assunto muito amplo. A relação entre Criador, criação e criatura é inter-relacionada; denominamos essa relação de comunidade da qual
7
Érica M. Mendes3
preocupa-se com relações de convivência, do oikos7 de Deus, do qual se forma a partir da natureza, dos seres vivos, e das relações humanas. Então a paz na criação, não somente é para com a natureza, mas com todo o tipo de relações humanas existentes, sejam elas: guerras, violências, desmatamentos… nesse sentido, que nossas ações possam ser reflexo de compromisso e esperança, num novo agir renovado pelo Espírito Santo.
Em Gênesis, Deus cria, produz e compartilha. Mas o ser humano rompe com as expectativas e produz o que chamamos de auto-suficiência destruidora. Quem de nós já disse: “no final tudo vai dar certo..então, para que se preocupar?” Um dos grandes erros humanos é o acomodar-se em seu um mundo paralelo, num olhar apenas para “seu umbigo”, e a mudança da qual tanto quer e sonha, não é concretizada por que não há desejo para que se busque a motivação e então possa acontecer a mudança. Nós não somos algo a parte do mundo, mas somos algo a mais, somos todos parte dele.
A partir disso, em pequenas e significativas frases, o que podemos fazer hoje para modificarmos 8 a realidade da qual vivemos? No que podemos colaborar para que tenhamos “Paz na criação de Deus”?8 A partir de nosso relacionamento com Deus, podemos modificar esta realidade. Frei Betto9 disse certa vez que: “A visão que temos do mundo interfere em nossa visão de Deus, assim como o modo como entendemos Deus, influi em nossa visão da vida e do mundo”. Amar a Deus acima de todas as coisas não é tarefa fácil, como nos é sugerido pelo primeiro mandamento. Se devemos confiar e amar a Deus acima de todas as coisas, por que é tão difícil fazermos?
Uma boa época para pensarmos sobre isso é a quaresma. Quaresma é tempo de esperança, de refletirmos sobre os 40 dias que antecedem a crucificação e a ressurreição de Jesus. De meditarmos sobre a Paixão de Cristo e nos prepararmos para a Páscoa. Tempo de repensarmos sobre nossas atitudes, de rever nossas opiniões, de recomeçar, deixar algo pra trás e viver em novidade de vida. Somos jovens, cheios de vida e de sonhos. Como motivação para a realização de mudanças durante este processo de reflexão neste tempo de Quaresma, está escrito em Romanos 12.2: “…transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Interessante percebermos que Cristo propõe esta renovação, esta reciclagem de ideais e ações, e a quaresma é isso! É tempo de pensarmos e refletirmos sobre como queremos ser jovens cristãos em relação ao nosso tempo, espaço e principalmente como queremos nos relacionar com Deus.
Dinâmica
Coordenador: A dinâmica abaixo sugere que possamos fazer uma dobradura. Mas não é uma dobradura qualquer, ela é a resposta de uma pergunta. Falamos hoje de mudanças, comprometimento com a criação e com o Criador em nosso papel de criatura, e o que “aprendemos”? Enquanto dobramos, vamos refletindo sobre o que faz com que tenhamos novidade de vida. E qual é a Base da fé cristã?
1. Una a ponta superior esquerda da folha de sulfite com a lateral direita, de maneira que a dobradura lembre um triângulo, com sobra de papel embaixo.
2. Agora, una a ponta direita da folha de sulfite com o lado esquerdo, formando uma espécie de casinha.
3. Deixe a casinha na posição vertical e faça uma dobra ao meio, de maneira que as dobras do telhado fiquem para dentro, formando um avião.
4. Segure a dobradura de forma que a ponta fique para cima, Faça duas dobras bem frisadas, dividindo a folha em três partes.
5. Agora, corte o papel usando os frisos dessas duas últimas dobras. Guarde o papel maior.
6.Próximo passo é formarmos a palavra LIXO com os papéis que sobraram. Colocaremos em pensamento tudo aquilo que nos faz mal, que não nos possibilita mudanças em nossas vidas. O lixo formado aqui é tudo o que nos impede de seguir os propósitos de Deus, tudo aquilo que nos escraviza e nos afasta do amor Dele.
Todos temos guardada a outra parte do papel que cortamos/rasgamos? Ainda não abram, mas respondam: Qual é a base para a fé cristã? E a possibilidade de Nova vida? Abram os papéis e verão. O que é morte para um Deus que produz vida? Durante a quaresma nos preparamos, refletimos. Mas nos lembramos de que Cristo morreu por nós? Deus anuncia uma palavra nova, introduz uma realidade nova, e nos desafia: “O túmulo está vazio”- neste sentido de que Deus desafiou àqueles que duvidaram Dele, caluniaram e o mataram na cruz.
A Cruz e ressurreição são a base da fé cristã. Pela cruz temos a salvação, o amor verdadeiro e incondicional de Deus. Temos a chance de nos reconciliarmos com Deus, tendo demonstração maior de um Deus que se importa com o nosso destino e esta comprometido com a sua rebelde criação.
cantos
Coordenador: (o grupo escolhe)
Oração e bênção
Coordenador:
3 Érica M. Mendes é graduanda em Teologia, com ênfase em Pastorado, pela Faculdades EST da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). 4 Expor o cartaz tema do ano no centro do circulo do qual os jovens estarão sentados. 5 Texto extraído e adaptado de “VADE-MÉCUM LUTERANO 2011”; Editora Otto Kuhr.
6 Dispor alguns minutos para pensar, e após pedir que exponham suas opiniões. Neste momento as pessoas irão analisar a imagem e debater sobre o que ela quer dizer. O coordenador ouvirá as opiniões, e logo depois explicar/debater sobre o que significa.7 Oikos- raiz grega que significa: casa, lar. Alguns estudiosos indicam que oikos não é somente a estrutura física da moradia, mas as relações que se dão no interior da casa e constituem a identidade de uma família. 8 Neste momento, pede-se que cada um possa responder as perguntas acima em um papel recortado em forma de folha verde para colocarmos na árvore. Espontaneamente cada pessoa do grupo levanta e “cola” com fita Durex (ou como sugestão pode-se utilizar barbantes para amarrar) os papéis no galho seco. A sugestão é de que este galho fique exposto e se possível as sugestões sejam de fato concretizadas. Por exemplo: se alguém escrever que para ter paz na criação de Deus é necessário mais lixeiras, então comece pela sua comunidade, bairro ou casa! Nada impede que o que for escrito nos papéis seja trabalhado em encontros posteriores a este.
9 Autor de 51 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia
10
OASE
“As mulheres da OASE se comprometem a zelar pela paz na criação de Deus.”
Marcelo Peter10
Material necessário: Para esta proposta é necessário que se ornamente o espaço de atividade com um galho bem robusto de uma árvore qualquer. Esse galho bem robusto será afixado em um pote com terra tal como se fosse uma “árvore”. Arranque as folhas do galho de modo que fique parecido com a árvore da gravura do tema do ano. Quanto mais parecidos os detalhes, melhor será a assimilação com a árvore da gravura; junto ao espaço ornamentado com o galho no pote, coloque-se um símbolo da OASE e uma vela. Disponha alguns cartazes do tema do ano no espaço de atividade e disponibilize um adesivo do „tema‟ para cada senhora do grupo.
Acolhida
Coordenadora: Amigas da OASE, sejam bem-vindas a este nosso encontro de Senhoras Evangélicas. Nós estamos no tempo da “quaresma”. Nesse período a igreja celebra e rememora a tentação de Jesus. Quaresma é um tempo para meditar e refletir sobre a nossa vida, as nossas posturas, os nossos gestos. Assim, que possamos nós também meditar e refletir no tempo da quaresma. De forma especial, hoje, queremos conversar sobre o tema do ano da nossa Igreja. Neste ano o tema escolhido foi: “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso.” O lema nos vem do Evangelho de Lucas 2.14, onde está escrito: “Glória a Deus e paz na terra.”
Saudação trinitária
Coordenadora: Neste tempo de Quaresma, queremos meditar sobre o tema do ano. Ao fazermos isso lembramos que nos encontramos aqui, como grupo da OASE, em nome de Deus que criou tudo de bom para nós; que salvou a todas nós e que nos mantêm firmes na fé e na esperança por um mundo de paz, onde a criação inteira é respeitada e cuidada.
Cantos
Coordenadora: (canta-se hinos conforme o costume do grupo)
Oração
Coordenadora: Deus da vida, Deus do Cuidado e do amor, nós da OASE, neste tempo de quaresma, te pedimos que nos inspire e motive para cuidar da tua criação de modo que a paz reine e viva em nosso meio. Deus amoroso e carinhoso, ajuda-nos a ser mulheres fortes, decididas e engajadas por um mundo mais sustentável, reciclado e preservador da vida. Isto te pedimos em nome de Jesus Cristo, o nosso salvador. Amém.
Reflexão
Coordenadora: Queridas amigas, vejam esses cartazes que estão no centro do nosso espaço! Olhem bem! Cada uma de nós têm o mesmo símbolo em nossas mãos, pois recebemos um adesivo. Esse adesivo podemos levar para nossas casas e afixar em algum espaço onde nos lembraremos do tema, de acordo com nossas atividades diárias. Senhoras, olhem com muita atenção para o cartaz ou para o adesivo que está nas mãos das senhoras, pois vou ler um “extrato” adaptado de uma explicação do cartaz que foi publicado na agenda “Vade-Mécum”. “Neste ano de 2011 o Tema para reflexão na nossa Igreja é: “Paz na criação de Deus – esperança e compromisso.” Para fomentar este tema, foi escolhido como lema bíblico o texto de Lucas 2. 14: “Glória a Deus e paz na terra.” Ao refletir sobre essa temática, foram considerados três aspectos relevantes: a boa criação de Deus; ação humana (para destruir e para preservar); a esperança. Conforme é possível observar na gravura acima, optou-se pela árvore como símbolo porque ela é uma imagem comum tanto às pessoas do meio rural quanto às pessoas do meio urbano; a árvore, sendo elemento central da gravura, representa a vida, a terra e tudo o que nela existe. Todos os seres vivos e também o planeta necessitam da sua presença em função dos seus benefícios, como a fotossíntese, a sombra, a existência da fauna. A árvore protege do calor e da chuva. Suas raízes, seu tronco, seus galhos e folhas acolhem variadas formas de vida. A árvore é um símbolo central na luta pela preservação da natureza, especialmente por ser alvo de destruição – pelas mãos do ser humano. As folhas verdes da árvore da gravura expressam o vigor da natureza, da vida, da plenitude do jardim do Éden. Os galhos sem folhas sugerem que a ação humana fere a natureza, mas também apontam para a vida “invisível” que resiste e vai brotar. E é essa natureza machucada que quer se recompor. Zelando pela criação, rendemos glórias a Deus e contribuímos para a paz na criação. A vida, a força, o acolhimento e a proteção vêm do seu tronco, sustentado pelo conjunto de raízes. É ali que está o lema, que aponta onde, como Igreja, buscamos nutrientes para zelar pela continuidade da vida.
A cor verde, utilizada nas fontes (letras) da gravura indica a presença da natureza. A tonalidade roxa aponta para a Quaresma, simbolizando o sofrimento e a esperança. O “solo” arredondado sugere o contorno do nosso planeta. 12 Precisamos cuidar da árvore, símbolo da natureza. Precisamos cuidar da vida. Esta é a mensagem fundamental que a gravura do Tema do Ano quer propor em nossas reflexões para 2011, em nossas paróquias e comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.”
Partilha de sentimentos11
Coordenadora: Queridas amigas, após ouvir essa explicação sobre o cartaz do tema do ano de 2011, o que as senhoras pensam que isso tem haver com a nossa vida? Em que sentido o tema do ano está relacionado com a nossa família? (abrir para partilha)
Coordenadora: Para nos ajudar a melhor expor nossas compreensões, vejam esse galho que está no meio do nosso espaço. Ele quer ser uma réplica da árvore do cartaz. Vejam… como está essa árvore da nossa vida? Será que está murchando ou brotando? O que podemos imaginar? Como será que estão os nossos galhos de vida? Como será que estão os brotos e os ramos da nossa árvore da vida?
Leitura bíblica
Coordenadora: Amigas, no Evangelho de João 15. 1-9 temos um texto que nos ajuda a melhor entender essa árvore da vida. Vamos ouvi-lo…
Coordenadora: Jesus Cristo é quem nos dá vida, força e vigor para viver. Temos que estar unidas com Ele. Podemos comparar a videira do texto com a árvore do cartaz. Nessa comparação precisamos nos questionar sobre nossas atitudes frente ao meio ambiente, frente à criação,… precisamos nos perguntar sobre como usufruímos dos recursos naturais, sobre o que compramos nos mercado.
Estar unido à videira é lembrar que vivemos em um mundo onde nossas atitudes fazem a diferença para uma vida saudável. Nós, mulheres da OASE temos muito a contribuir com a paz na criação de Deus. Sempre que separamos o lixo da cozinha, sempre que não jogamos o azeite na pia, sempre que não gastamos água em excesso estamos unidas à videira verdadeira e damos bons frutos para o mundo. Amigas, o que vocês acham? O que podemos fazer como grupo da OASE para cuidar e zelar pela paz na criação de Deus. Como podemos louvar a Deus???12
Encerramento
Coordenadora: (canta-se alguns hinos, motive-as a chegar em casa e afixar o adesivo em algum lugar da casa onde poderão recordar diariamente do tema e lema do ano de 2011.)
10 Marcelo Peter é graduando em Teologia, com ênfase em Pastorado, pela Faculdades EST da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
11 Motivar as mulheres a expor seus sentimentos relacionados ao tema e sua vida pessoal, familiar e comunitária. 12 Motivar mais momentos de partilha, sempre recordando o cartaz do tema do ano e o galho que foi exposto no espaço de encontro.
Prelúdio
Liturgia para o tempo da Quaresma
LITURGIA DE ENTRADA
Acolhida: Bom dia. Saúdo e acolho cada um de vocês nesta manhã com versículo bíblico que é o lema desta semana… Que todos possam se sentir acolhidos e abraçados por Deus neste culto de quaresma. Amém.
hino: ♫ HPD – 85 – Vem, Espírito Divino. (de pé)
Invocação Trinitária: Nos reunimos em culto não em nosso nome, mas em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Confissão de Pecados: L. Queremos nos achegar a Deus em oração e confessar os nossos pecados a ele. Oremos: Humildemente chegamos a ti, ó Deus, e confessamos que temos deixado a desejar na tua missão. Não temos nos comprometido e empenhado como poderíamos na tarefa de anunciar o amor de Cristo em palavras e ações. Por isso te pedimos: C. ♫ Perdão Senhor, perdão. (cantado ou falado) L. Confessamos também, ó Deus, que falhamos na tarefa de cuidar da tua criação. Estamos muitas vezes mais preocupados em destruir do que em construir ou reconstruir. Por isso te pedimos: C. ♫ Perdão Senhor, perdão. L. Ó Deus, confessamos que como cristãos/ãs e comunidade, temos deixado de vivenciar a quaresma. Deixamos que os afazeres do dia-a-dia nos afastem da oração e da reflexão. Por isso te pedimos: C. ♫ Perdão Senhor, perdão.
Anúncio da graça: L. A palavra de graça nos vem do salmo 36. 6-7, que diz: “A tua justiça é firme como as grandes montanhas, os teus, julgamentos são profundos como o mar. Ó Deus eterno, tu cuidas das pessoas e dos animais, como é precioso o teu amor. Na sombra das tuas asas encontramos proteção.” Aos que confessaram os seus pecados e se arrependem deles, eu vos anuncio o perdão dos pecados. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Sant. Amém.
Kyrie Eleison: L. A comunidade cristã não se reúne para orar somente em seu favor, mas também, por todas as pessoas. Pessoas que clamam por saúde, alimentação, vestimenta, saneamento básico… Pessoas que não têm vida digna. Fazemos isso cantando: C. ♫ Pelas dores deste mundo (Rodolfo Gaede Neto).
Oração do Dia: L. Oremos: Onipotente Deus, pela tua vontade nos congregas aqui hoje. Pelo teu amor, permites que nós nos acheguemos a ti como somos, assim como Tu nos criaste. Abençoe o nosso culto,
13
Dério Milke13
para que no ouvir da tua Palavra e na comunhão da Ceia, o amor e a solidariedade cresçam entre nós e produzam frutos. Isto oramos em nome de Cristo Jesus, nosso Senhor e salvador. Amém.
Hino: ♫ HPD 176 – Deus, teu amor é qual paisagem bela.
LITURGIA DA PALAVRA
1a leitura:…………………………… Canto: ♫ HPD 381
Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade precisamos acreditar.
2a leitura:…………………………….
Aclamação ao Evangelho: Convido àqueles que podem a se colocarem de pé para aclamarmos o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, cantando: C. ♫ É como a chuva que lava.
Leitura do:…………………. (sentar)
PRÉDICA
(em pé)
Cconfissão de Fé: L. Queremos confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico. (sentar)
Recolhimento das Ofertas: As ofertas de hoje são destinadas ……………………………………….. Enquanto as ofertas são recolhidas, cantamos o hino. Hino: ♫ HPD 481 – Preservação
Oração Geral da Igreja: L. Ó Deus, oramos pelas autoridades do mundo e do nosso país. Para que se comprometam cada vez com a preservação da natureza, com a justiça e a igualdade social. Por isso oramos: C. ♫ Ouve nossa oração e atende a nossa súplica. L. Oramos pela tua Igreja, ó Deus, para que ministros/as, lideranças e grupos apóiem iniciativas que promovem a paz e a comunhão entre as pessoas. Por isso oramos: C. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica. L. Amado Deus, oramos por todas as pessoas que sofrem por causa da violência, das brigas, das drogas, por causa das catástrofes da natureza. Ajude, ó Deus, para que essas pessoas possam sentir o teu amor através de nossas mãos ajude-nos na tarefa de colocar o amor e a fé em prática a onde for necessário. Em nome de Cristo, oramos e pedimos. C. Amém.
LITURGIA DA CEIA DO SENHOR
Ofertório e Preparo da Mesa
L. Quaresma é tempo de reflexão. De meditar sobre a vida e o exemplo que Cristo nos deixou através de suas ações. É tempo de refletir sobre o amor de Cristo de ter-se sacrificado por todos nós. Cristo que se torna presença real no pão e no vinho. (de pé)
14
Oração do Ofertório
Graças te damos, ó Deus da vida, pelo o teu infinito amor, pelo teu filho Jesus Cristo que morreu em favor de todos nós. Graças pelo pão e o vinho, frutos da terra e do trabalho que a ti te trazemos. Da que o pão e o vinho façam brotar em nós o compromisso na luta pela paz. C. Amém.
Oração Eucarística
L. O Senhor seja convosco. C. E contigo também. L. Vamos elevar os nossos corações a Deus. C. Ao Senhor os elevamos. L. Demos graças a Deus, nosso Deus. C. Isso é digno e justo. L. É digno e justo de nosso dever que em todos os tempos e lugar te rendamos graças, ó Deus, que através de Cristo nos concedes a salvação. Graças, pois através da morte de Teu filho, tu nos das a esperança da vida eterna. Por tudo que fizestes e fazes pela Tua criação, adoramos teu glorioso nome, cantando: C. ♫ Santo, Santo, Santo
Narrativa da Instituição
Na noite em que foi traído, Jesus Cristo, reuniu-se com seus discípulos, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu e deu aos seus discípulos, dizendo: Comei dele todos, isto é meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. De semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. C. ♫ Jesus, tua morte anunciamos nós. Louvamos tua ressurreição. Até que venhas com teu poder.
Anamnese: Graças te damos, ó Deus, pelo exemplo de amor que nos destes, ao entregar o teu filho unigênito a morte para que pudéssemos ter vida eterna.
Epiclese: Envia teu Espirito Santo para que cada vez mais nos comprometamos com o Tua missão e com a promoção da vida digna para todos. C. ♫ Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.
Mementos: Lembra-te, ó Deus, de todos que seguiram os passos do teu filho Jesus Cristo, testemunhando o Teu amor e se com a paz entre as pessoas e das pessoas com a criação. Reúne-nos com elas na mesa do banquete do Reino, por Cristo inaugurado. C. ♫ Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, agora e para sempre. Amém.
Pai Nosso: De mãos dadas, queremos orar a oração que Cristo nos ensinou dizendo: Pai nosso, que estás no céu,…..
Gesto da Paz: Ainda que diferentes uns dos outros, nós queremos dar sinais da paz na criação. Fazemos isto com um abraço ou um aperto de mão, dizendo: “Paz de Cristo seja contigo”.
Fração: L. O cálice, pelo qual damos graças, é a comunhão do corpo do sangue de Cristo. O pão, pelo qual damos graças, é a comunhão do corpo de Cristo. C. ♫ Nós embora muitos, somos um só corpo. (sentar)
COMUNHÃO
15
L. Venham, pois tudo está preparado. É o próprio Cristo que vos convida. Todos estão convidados. (de pé)
Oração pós-comunhão
L. Graças, ó Deus, por esta ceia que nos fortalece e anima para a Tua seara e para o cuidado com a natureza. Ajude-nos para que nesta quaresma possamos refletir sobre a nossa tarefa de cuidar da criação. Em nome de Cristo Jesus. Amém. (sentar)
LITURGIA FINAL
Avisos gerais: Hino: HPD 118 – Deus vos guarde pelo seu poder
(em pé)
Benção: L. O Senhor vos abençoe e vos guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós; o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a sua paz. C. Amém.
Envio: L. Vão na paz de Deus e sirvam ao Senhor com alegria. C. Demos Graças a Deus.
Poslúdio
13 Dério Milke é Diácono ordenado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
16
Gostaria de receber os artigos que aqui sao publicados por email.
na paz de Cristo
Laiza Gomes