Com o propósito de preparar e mobilizar mexicanos e hispânicos dos Estados Unidos para o Congresso Continental de Teologia (CCT), a Cidade do México irá receber, entre 5 e 8 de outubro, a Jornada Teológica do Norte. O CCT, que será realizado em outubro de 2012, em São Leopoldo, RS, propõe aos teólogos da América Latina uma reflexão sobre os desafios e tarefas futuras da teologia da libertação na região.
A informação é de Camila Maciel e publicada por Adital, 30-06-2011.
O Congresso Continental de Teologia marca dois acontecimentos significativos para a Igreja Católica na América Latina e Caribe. Completam-se 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, realizada pelo papa João XXIII; e os 40 anos da publicação do livro Teologia da Libertação – Perspectivas, de Gustavo Gutiérrez, que inaugura a trajetória da teologia no continente. Foi para lembrar a data, que a Ameríndia, rede de católicos da teologia, propôs a realização do Congresso para o próximo ano.
As Jornadas Teológicas serão realizadas em cinco regiões e seguem os mesmo objetivos do CCT. Antes da Jornada Norte, foi realizado um encontro na Guatemala, em abril, para representantes da América Central e Caribe. Em julho, a região Cone Sul e Brasil se reúne em Santiago do Chile. Também em outubro, a Colômbia reunirá os países andinos.
Nas instalações da Comunidade Teológica do México, onde será realizada a Jornada, os participantes irão refletir sob o eixo transversal “Violência e Espiritualidade pela Paz”. Ao todo, serão seis eixos temáticos: participação cidadã, direitos humanos, migração, economia, ecologia e prática eclesial. A organização do evento irá disponibilizar, posteriormente, material específico sobre cada tema.
A Jornada Teológica do Norte contará com três conferências de referência. O filósofo argentino Enrique Dussel falará sobre o “Caminhar teológico-pastoral da Igreja na América Latina”. Jorge Pixley, teólogo nicaragüense, promoverá palestra sobre os “Novos paradigmas de interpretação bíblico-teológica a partir da Teologia latino-americana da libertação”. A teóloga mexicana Pilar Aquino falará sobre “Sujeitos e Espiritualidade da Libertação”.
A programação da Jornada prevê ainda a realização de um evento aberto, realizado em parceria com a Comissão de Direitos Humanos do Distrito Federal do México. O tema será “Paz e Direitos Humanos”. “A Jornada renovará a reflexão teológica, confrontando com a problemática do nosso país, para viver a esperança da libertação”, afirma o texto de convocação da Jornada do Norte.
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44881