Por Soraya Misleh e Rita Freire, da Ciranda
Da Austrália ao Canadá, da Noruega à Argentina, entre 9 e 16 de novembro, uma série de atividades está prevista em diversos países como parte da Semana Mundial contra o Muro do Apartheid na Palestina– que se inicia não por acaso na data que marca a queda do muro de Berlim, em 1989.
Para acompanhar essa iniciativa, promovida pela organização Stop the Wall, meios alternativos participarão de uma maratona midiática contra o muro na Cisjordânia, território palestino ocupado ilegalmente por Israel, e por Boicotes, Desinvestimento e Sanções (BDS) ao apartheid promovido por esse estado.
A maratona midiática deste ano terá um formato diferenciado. As notícias provenientes da cobertura ininterrupta dos atos da semana darão origem a três programas de dez minutos cada, sobre a repressão israelense e o movimento BDS, para a iniciativa Radio Intifada, em inglês e espanhol, e ficarão disponíveis para transmissão por todas as rádios interessadas. Como em 2010, participantes da Ciranda de Comunicação Compartilhada contribuirão com notas para a rádio durante a maratona e com notícias também em português.
No dia 26 de novembro várias organizações ligadas ao movimento BDS estarão promovendo, especialmente na Europa, um Dia de Ação batizado de Corte o apartheid do cardápio e que se constituirá de iniciativas de boicote a produtos alimentícios israelenses vendidos no mercado internacional. Estão programadas ações de protesto, de lobby e de mídia.
O muro do apartheid, alvo da campanha, foi iniciado em 2002 e condenado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia dois anos depois. No entanto, continua em construção, impedindo ainda mais o acesso à educação, à saúde, ao trabalho, enfim, o direito à livre circulação dos palestinos e anexando suas terras. Quando concluído, terá cerca de 700 metros de extensão e nove metros de altura. A ação midiática e as atividades da semana – que também estão sendo organizadas no Brasil, incluídos boicotes a produtos – se somam às iniciativas pela não consolidação desse projeto com fins de colonização e pela derrubada do muro já levantado até agora.
Mais informações:
http://radiointifada.net/
www.ciranda.net/mot/bds
www.stopthewall.org