“Isso aqui ioiô é um pouquinho do Brasil iaiá!”
Ah que lindo esse nosso carnaval!! Do Galo da Madrugada no Recife, aos Trios Elétricos na Bahia, a volta dos blocos carnavalescos e as marchinhas nas ruas, e o carnaval de cada quintal das cidades de todo o Brasil, esse tempo é feito de festa e de uma alegria que teima ser maior que as desgraças do dia-dia.
Em São Paulo, as escolas de samba fazendo o maior show da terra nos contando e nos encantando sobre as coisas do amor, da historia do Brasil e do mundo, as mulheres, a cultura africana, o Candomblé e a humildade, as mães, a Tropicália com Gilberto Gil, Caetano Veloso e a mais completa tradução de São Paulo: Rita Lee; Jorge Amado e a força e o encantamento das religiões Afros, o mundo pela ótica das nossas mãos, a história de Lula e um canto final sobre a paz.
Onde é que a gente encontrar essa beleza toda no mundo? Não há livros, ensaios ou tratados que façam o que nosso povo faz na avenida! E no meio de tanta fartura e beleza, um gesto fundamental na avenida na noite passada traduziu ainda mais o nosso pais: a bateria da Gaviões troca de fantasia no meio do desfile! Vestidos de operários, todos os ritimistas trocam de roupa e se transformam em presidentes! Que que é isso gente?! É um ideário das possibilidades do nosso país, de que quando a gente luta contra as poucas forças que nos detém reféns de nós mesmos a gente vence, força, muda, encalacra os poderes todos e faz o povo voltar a ser o dono do seu rumo, da sua trajetória e da sua historia!
Sim, o Lula é´sinal dessa possibilidade agora encravada no imaginário e na alma do povo, esse operário que nunca conseguiu diploma nenhum na vida, vai um dia, depois de muita luta, subir a rampa do planalto central receber o primeiro diploma da vida dele: o diploma de Presidente da Republica Federativa do Brasil!
Que esse ideário continue a nos mover nas lutas do dia-dia, sem nos mover das trincheiras onde a luta é e precisa ser feita! Pois se um operário pode virar presidente, nosso país também pode um dia ser um lugar de justiça e igualdade para todos!
Prá avenida gente! Prá avenida! Vamos pra avenida sambar, celebrar e antecipar a vinda da justiça plena em nosso país e no mundo!! Que a alegria seja a prova dos nove! E que o maior show da terra continue a nos fazer sonhar e se alegrar!
Foto: Adriano Vizoni/Folhapress