O Corinthians joga hoje sua primeira final de libertadores. Dia de intensa loucura se isso é possível. COmo disse Juca Kfouri:
“Para os corintianos mais veteranos, já maduros em 1977, por exemplo, o quarto jogo mais importante. Porque depois daquele que em 13 de outubro o tirou da fila de mais de 22 anos sem gritar o grito de campeão, daquele que lhe valeu o primeiro título brasileiro em 1990 e o do 1o. Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. Para os corintianos mais jovens, o mais importante.”
Faço parte do primeiro grupo. E confesso: não tenho maiores desesperos pela libertadores. Assim como sou imensamente orgulhoso de termos passado pela 2a divisão. Queria que só o Corinthians tivesse passado por lá e torço pra nenhum outro time grande (claro sempre menores que o Corinthians) ir pra lá. Porque a 2a divisão é alegria, festa e honra imensa. A gente foi até lá e viu que lá num esse inferno não. A gente conviveu com outras gentes, lutou a luta que poucos lutaram e isso marcou a nossa história! Somos sim caíveis, somos sim marcados por essa honra enorme, somo sim e também 2a divisão! assim como somos maloqueiros e pobres e sofredores! Com orgulho!
E com a libertadores não é diferente. De todos os pequenos, só um grande não ganhou até hoje, o Curintia!! E me orgulho! Que coisa boa é ver os outros atiçando e dizendo “vocês não tem libertadore”s porque é a única coisa que podem ganhar. Do resto num sobra nada. E se o timão ganhar ah ai vai perder a graça, a gente vai ter tudo! O calcanhar de aquiles será conquistado e ninguém falará mais. As rodas de papo serão menores, menos intensas mais tristes… A reiva e o oidio num serão tnao intensos e assim o amor ao contrário mais combalido. Então, quero que o Curintia ganhe? Sim porque é mais uma taça. Mas vou sentir saudade das gozações: “É voces num tem a liberta.” E eu dizia: num importa, a gente num precisa.” Concordo com Washington Olivetto que a LIbertadores não tem a menor importância. Mas vai lá, ganhar num vai ser ruim não porque as cosias sem importância também são importantes. Os loucos amores ficarão mais loucos e mais amorosos. Como é que a gente ama mais um time que parece a gente já amou tudo que tinha pra amar? Continuando amando, agora e na hora de nossa morte amém.
Tostão disse:
Se o Corinthians for campeão, os torcedores, loucos de amores, vão delirar pelas ruas de São Paulo (e do mundo). Parafraseando a famosa frase publicitária, criada pelo louco corintiano Washington Olivetto, o primeiro título da Libertadores nunca se esquece… Se o Corinthians perder, só restará aos apaixonados torcedores, como diria Nelson Rodrigues, sentar na calçada e chorar lágrimas de esguicho. Se vencer, os torcedores, loucos de amores, vão delirar pelas ruas de São Paulo.
O amor será esguichado/vivido/ por todo lado. Ganhando ou perdendo. Vamos ver! De qualquer forma, ganhando ou perdendo, é o amor que vai estrebuchar/esguichar por todo lado.
Ganhando ou perdendo, VAI CORINTHIANS!